Você busca por um gabinete personalizado para o seu projeto eletrônico e o primeiro passo é desenvolver um molde e depois replicá-lo em quantidades maiores, certo? Não, necessariamente.
Hoje em dia há processos baseados em tecnologias inovadoras que permitem a produção de gabinetes personalizados sem a necessidade de um molde e, o melhor, custando bem menos.
Quer entender melhor como isso é possível? Siga em frente na leitura e confira aqui:
A diferença entre protótipos da Eplax e moldes convencionais; – Vantagens ao se utilizar protótipos; – Processo de produção sem moldes; – Eplax: especializada em gabinetes personalizados.
A diferença entre protótipo produzido pela Eplax e moldes convencionais
Protótipo é um produto que ainda não foi comercializado, mas está em fase de testes ou de planejamento.
É uma amostra do produto final e é desenvolvido em fase anterior à produção em série, a fim de testar sua aplicabilidade e funcionalidade. Já o molde é uma peça física considerada como um modelo, um guia a ser fielmente copiado.
A principal diferença é que um protótipo geralmente é feito de plástico, de forma ágil, permitindo várias amostras ou produção de pequenos lotes para testes e validação, enquanto um molde é uma peça definitiva, feita de metal, que requer mais tempo de produção, mais investimento (o ferramentário é maior e mais caro) e não permite alterações e ajustes.
Vantagens ao se utilizar protótipos
Uma das mais importantes vantagens de se utilizar protótipos está relacionada à certificação que uma peça complexa necessita ter em todas as suas características. O que isso significa?
Um protótipo é uma maneira rápida e de baixo custo para testar a aplicabilidade, funcionalidade e usabilidade de um produto antes de produzi-lo em série. O custo de alterações de projeto pode ser muito maior em estágios mais avançados do processo de desenvolvimento de um produto.
O sucesso no lançamento de um produto está associado diretamente à identificação de erros em sua fase inicial de desenvolvimento de produtos. Dessa forma, o uso de protótipos pode auxiliar na identificação de erros antes do início da fabricação do produto final.
Processo de produção sem moldes
Primeiramente é preciso explicar o que é uma máquina CNC. CNC é uma máquina- ferramenta do tipo fresadora, originada das fresadoras convencionais, que evoluíram e foram equipadas com comando numérico.
CNC é a sigla de “comando numérico computadorizado” e, como a nome sugere, são maquinários comandados por recursos programados por um computador. As fresadoras CNC possuem grande precisão e receptibilidade. É o principal ferramentário na produção de protótipos.
A máquina CNC, comandada por um computador, faz a leitura do projeto do seu gabinete, desenvolvido em Autocad – software para criação de projetos de diversos tipos. Este computador envia os comandos para o desenvolvimento do protótipo, feito em plástico, de forma muito ágil.
O cliente valida este protótipo e caso não haja alterações, a produção do lote desejado é feito diretamente pelo maquinário, sem a necessidade de se produzir um molde.
Detalhe importante é que este processo permite a produção de pequenas quantidades, sem que isso inviabilize financeiramente o projeto.
Com um cenário completamente globalizado e competitivo, o sucesso de um projeto e de uma empresa depende fortemente de que o desenvolvimento de seus produtos seja feito dentro das qualificações e expectativas que o consumidor exige, em um tempo menor que seus concorrentes, a um custo menor e, essencialmente, buscando tendências inovadoras.
Com mais de 20 anos experiência desenvolvendo projetos e soluções técnicas, a Eplax faz uso de tecnologia inovadora para que você possa desenvolver gabinetes personalizados para o seu projeto. Confira aqui nossos produtos e projetos.